Manual de compras: O que você precisa saber na hora de comprar roupas

Comprar roupas é uma deliciaaa!!! Mas a hora que chega a fatura do cartão o bicho pega não é? Aí você pensa: não vou comprar nada esse mês! Não preciso! Vou economizar! Mas basta passar na frente de uma vitrine e se apaixonar por uma roupa que lá vai você de novo comprar. Nós mulheres somos assim! Não tem jeito.

Por isso preparei esse post que é uma espécie de “guia” para fazer compras! Ele vai te ajudar a otimizar seu guarda-roupas comprando apenas o que você precisa.

 

Manual de compras: dicas e conselhos ao adquirir roupas

Como assim manual de compras Dê?

Isso mesmo. Eu separei algumas dicas para você SEMPRE acertar nas compras, e ter peças no seu guarda roupas que te favoreçam. Encontrei essas super dicas no livro “Guia da Mulher Ocupada – Sempre Charmosa e Bonita” da escritora Caroline Jones. E elas foram muito úteis para mim; e tenho certeza que também vão ajudar você.

Para começar, você precisa saber:

  • qual é a sua personalidade
  • o que você gosta de vestir
  • o estilo das suas roupas
  • e qual a sua maior necessidade

Esse último item é importantíssimo, pois você vai identificar se você usa mais roupas para ir ao trabalho, para ir à faculdade ou (no caso de você usar uniforme no trabalho) precisa saber se necessita de mais roupa para passear, ir à academia ou à festas e eventos sociais.

Lembre-se que 70% do nosso guarda-roupas deve ser composto pelo estilo de roupa que mais costumamos usar. Tem gente que compra mais roupas de sair do que roupas para o dia a dia e acaba ficando com peças encalhadas no armário e ainda com aquela sensação de que não tem roupa.

Manual de compras: dicas e conselhos ao adquirir roupas

Outra boa dica:

Faça de tempo em tempo uma boa faxina no seu guarda-roupas, para conhecer bem todas as peças que você tem dentro dele, e aproveite para retirar as peças antigas, que você não usa mais, e coloque-as para doação (ou faça um bazar com as amigas). Assim, você fica ciente do que você já tem e do que pode combinar com estas peças na hora de comprar.



Dicas da Dê

  • Reveja seu guarda roupas antes de sair para as compras. É sempre bom uma última olhadinha antes de sair, para deixar fresco na memória as peças que você tem.
  • Faça uma lista do que você precisa comprar: camisas, um casaco, um vestido, uma saia… Procure sempre por peças que combinam com alguma coisa que você tem no seu guarda roupas. Assim, você evita de deixar aquela peça parada por falta de par. Tente encontrar algo que combine com alguma peça que não tem par, para desencalhar ela.
  • Determine o valor das suas compras. Você precisa estabelecer um orçamento, e ser firme para não passar dele. Se você sabe que não consegue se controlar, deixe os cartões em casa e leve apenas dinheiro.
  • Priorize suas compras. Qual é a peça mais importante para você? Se você não vai se sentir satisfeita (a não ser que vá para casa com um casaco perfeito), não se deixe distrair com outros itens que encontrar.
  • Se você tem uma saia favorita que nunca encontrou nada para usar com ela, por exemplo, ou uma blusa que não combina com nenhuma peça do seu guarda roupas, leve-a com você! Inicie a missão encontrar o par perfeito!
  • Guarde páginas de revista: todas as vezes que você ver uma saia ou uma blusa que você goste, recorte e mantenha na bolsa para ter uma inspiração na hora de comprar. Vale também montar uma “pasta de looks“. Sabe aquelas pastas com divisórias de plástico que a gente encontra em qualquer papelaria? Eu tenho uma com looks de revistas que eu vou guardando. Volta e meia eu dou uma olhada nessa pasta para me inspirar e relembrar as peças que quero comprar para montar looks parecidos. As vezes imprimo looks da Internet também.


Uma boa dica também é fazer uma lista de lojas que você quer visitar. Gasta menos tempo e energia. Condicional é uma maravilha! Assim você pode pensar com calma, provar, pedir outras opiniões, e comprar apenas na certeza. Separe um dia que você tenha muito tempo para compras. Nada de comprar com pressa, ou estressada. Um dia de folga é ótimo para isso.

Três perguntas essenciais antes de comprar:

Serve em você?

Combina com o que você já tem?

Fica bem em você?

 

 

Como comprar roupas com o dobro do estilo e metade do tempo

Manual de compras: dicas e conselhos ao adquirir roupas

Se você acha que precisa passar horas e horas revirando as lojas para encontrar algo que goste, está enganada.

  • Defina o que está procurando e tenha aquilo fixo em mente. Só é uma pechincha se você realmente precisar muito daquilo.
  • Só compre peças do tamanho certo ou que caiam perfeitamente.
  • Pense em conforto. Qualquer coisa que pareça desconfortável vai virar um assassinato no final do dia.
  • Compre peças clássicas. Roupas da estação, muito ousadas, ou nada discretas são lindas hoje, mas e no ano que vem? Prefira peças simples e atemporais, que não tem erro.
  • Se não consegue se ver usando esta roupa em pelo menos três ocasiões diferentes, não compre. (Com exceção das roupas de academia e vestidos para casamentos)
  • Cuidado com as promoções. As vezes você acaba levando por ser barato uma peça que você nunca compraria porque não se encaixa em nenhum dos itens que eu mencionei.


Quais cores combinam com você?

Manual de compras: dicas e conselhos ao adquirir roupas

É muito importante também saber quais cores combinam com você e seu tom de pele. Uma dica para descobrir quais são as suas cores é pegar uma seleção de camisetas em uma loja e experimentar uma após outra e ver quais são as cores que levantam e ascendem seu rosto e sua pele. Essas são as cores que você deve basear seu guarda roupas.

 

Gostaram das dicas? Anote tudo direitinho que você nunca mais vai errar uma compra de roupas na sua vida! hahaha

Se você tem alguma sugestão, dúvida ou ideia, deixe seu comentário, ou me siga e interaja comigo nas redes sociais:

Fan page: Denize Savi Blog

Snapchat: Denize Savi

Instagram: @denizeSavi

Twitter: @denizeSavi

Até o próximo post meninas!

Beijos, Dê.

Guia para fazer compras, Como comprar a roupa certa, Dicas de moda, Denize Savi